03/12/2014

Através da janela

    Se hoje eu sou narrador observador, a culpa é toda da miopia.

     Explico: por conta de meu problema de visão, descoberto aos oito anos, eu acostumei a ver o mundo através de uma janela. Acostumei-me a observar a vida atrás de um vidro, numa espécie de grade de segurança. A proteção das lentes é tamanha, que me sinto mais nua sem óculos do que sem roupa, pois sem lentes vejo o mundo como ele é, mesmo que seja numa versão abstrata.

    Os óculos (essa extensão corporal indesejada e necessária) causam o mesmo efeito que a janela causava em Rapunzel. Apesar de meu nome ser de outra princesa, identifico-me com a Rapunzel: nós duas vivemos aprisionadas na torre mais alta do castelo, e observamos o mundo, sem poder de fato viver nele.
   E de repente, o clímax: o príncipe grita “Jogue suas tranças!”. Mas ao contrário da princesa, eu dou de ombros: não tenho tranças, nem muito menos cabelo comprido. E nesse exato momento o príncipe se mostra sapo, e vai embora, ignorando que eu dizia que existia elevador.
  Foi até melhor, tento me dizer. Ele apenas subiria, e me faria rir mais que numa vida inteira. Faria eu me deleitar com os beijos mais carinhosos, e me inebriar com palavras doces, que se mostrariam falsas, assim que me abandonasse no dia seguinte e não voltasse nunca mais.


 É, é melhor apenas ver através da janela.

7 comentários:

  1. Muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que através da janela a gente pode imaginar o que quiser. Claro que quando SÓ olhamos através do vidro e não conhecemos o poder da vida, a gente se torna uma pedrinha. Mas quando experimentamos ambos os lados e escolhemos o que nos deixa mais confortáveis, ótimo! Não uso óculos, não tenho nome de princesa, mas gosto de só observar através dos filtros/lentes da minha mente. Me imagino à parte porque me sinto à parte. Não quero príncipes, mas sonho com amores. Não quero socializar, mas fantasio com uma tribo. A janela. É sempre a janela.

    Seu texto tá demais! Adorei as relações com os contos de fadas, seu nome, o cabelo, a escada e o elevador... demais! Tem que escrever pro DDPP ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Enrique!
      Sim, essa janela. É o simbolo do voyerismo masoquista que as vezes a gente se impõe. Acho triste quando passo por momentos onde só observo, e não participo, e como no texto, busco justificativas furadas para as coisas não darem certo. Mas como eu iria saber se nem tentei? É esse questionamento que os observadores passam, o eterno "e se?" que só corrói.
      Eu também amei essas relações haha Cê sabe que admiro seus textos pra caramba, e um dia, quem sabe, escrevo algo pro DDPP *-*

      Excluir
  3. Amg eu amei seu texto as relações da realidade para com os contos de fadas...algo que nos faz pensar como é por trás dessa barreira, de sonhsr com a liberdade, de um dia fazermos e sermos o que quisermos... um dia um tanto longe
    #feh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem longe mesmo, feh. A liberdade é um horizonte que parece mais distante a cada passo que damos!

      Excluir
  4. Hey, oi.
    Cara, você escreve muito bem e ainda vai melhorar muito. 15 anos? Baaah! Leio meus textos de alguns anos atrás e sinto até vergonha. Quando você chegar aos 20 vai sentir a mesma coisa. A diferença é que você já escreve bem pra caramba.
    Agora o comentário sobre o post... Relaxa. Pode parecer papo de livro de autoajuda, mas você ainda vai viver muita coisa e conhecer muitos príncipes (alguns vão ser sapos, outros cavalos, outros padeiros,publicitários, advogados, escritores - neste último caso, FUJA PARA AS COLINAS).
    Se não der certo, não deu. Não adianta ficar chorando e ouvindo sertanejo. A vida tem dessas. Algum dia o contrário também vai acontecer e você quebrará o coração de alguém. A vida tem dessas [2].

    Enfim... Não se preocupe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, oi
      Cara, valeu pelo elogio. Eu realmente pretendo um dia olhar pra trás e pensar "caramba eu escrevia assim? Melhorei muito". Sério, seu comentário é de muita valia pra mim, mesmo que não faça sentido ahah
      Sobre o post: Obrigada também. Acho que to aprendendo um pouco a "viver" e lidar com essas coisas (putz tudo ainda é muito intenso, adolescência e isso tudo). Então eu realmente to fazendo um esforço para esquecer os sapos e ser minha própria princesa( feminism feelings). E sobre escritores: cara, eles são malucos, se apaixonar por um é comprar uma passagem pra insanidade hahaha

      Excluir

Oi questionador,comente,dê sua opinião,por favor,sendo respeitoso com todo mundo.Precisamos de um mundo com mais amor e respeito,e isso começa com a sua atitude :)